MARKETING DE CONTEÚDO PARA FOTÓGRAFOS: OBTENHA MAIS VENDAS PELA INTERNET

SEO PARA INICIANTES – GUIA COMPLETO
20 de fevereiro de 2018

O conceito de marketing de conteúdo não é nada de muito novo. Porém o marketing de conteúdo vem ganhando muita força no mundo corporativo, a maioria dos artigos que envolvem marketing de conteúdo geralmente são voltados para o B2B (Business-to-Business) e produtos/serviços online onde a meta é gerar “leads” e enviá-los para um funil de conversão através de e-mail marketing, se você achou tudo isso muito complicado fique tranquilo que eu vou te ensinar uma maneira fácil para você utilizar essa poderosa ferramenta chamada marketing de conteúdo no seu negócio de fotografia e assim conseguir mais clientes.

Antes de iniciarmos quero te explicar o que é de fato o marketing de conteúdo, a definição de marketing de conteúdo é:

A técnica de criar e distribuir conteúdos de valor, relevância e consistência para atrair uma determinada audiência com o objetivo de transformá-los em clientes.

Existem muitos recursos que podem ser utilizados em uma campanha de marketing de conteúdo para fotógrafos, tanto on-line quanto off-line o que acontece é que quando você utiliza mídia on-line fica mais fácil a propagação do conteúdo.

 

Mas por que marketing de conteúdo?

Dentre tantas estratégias para fotógrafos conseguirem mais clientes, porque você vai me falar de marketing de conteúdo? Um dos cliente da minha agência me perguntou se era possível criar uma estratégia de marketing digital para o negócio dele (fotografia) que fosse consistente, escalável e com pouco ou quase nenhum investimento financeiro. Parece que é missão quase impossível não é? Mas a melhor forma que eu encontrei de conseguir fazer isso é a que eu vou te ensinar agora!

 

7 Motivos pelos quais eu criei essa estratégia de marketing de conteúdo

  1. Ganhar credibilidade com potenciais clientes que podem ou não te conhecer;
  2. Mostrar autoridade para clientes novos e antigos;
  3. Estabelecer um relacionamento de confiança com seus clientes;
  4. Criar valor para o seu trabalho;
  5. Dar as pessoas um bom motivo para te seguir nas mídias sociais;
  6. Aumentar o seu reconhecimento e fazer com que você deixe de ser o “cara que posta umas fotos legais”;
  7. Fazer com o que o futuro cliente entre no seu processo de vendas.

 

Se depois desses 7 grandes motivos que falei acima, você ainda não acredita que o marketing de conteúdo pode ser a solução para você (fotógrafo) conseguir mais clientes este artigo não é para você ?

Agora que você já sabe o que passa na minha cabeça, eu vou te dar exemplos práticos de aplicação para tudo que eu te falei.

 

Os 4 tipos de conteúdo para fotógrafos

O objetivo principal do conteúdo é educar o cliente para que ele compre de você, mas é nesse ponto que a maioria dos profissionais, não só do mercado de fotografia mas no geral pecam. Eles simplesmente não sabem que tipo de conteúdo produzir, não sabem o que escrever, que vídeo gravar e por aí vai.

O seu conteúdo tem que atingir diretamente o seu público-alvo ideal, a pessoa que está interessada em contratar os seus serviços.

Vou te dar uns exemplos de alguns conteúdos dentro e fora de contexto para o ramo de fotografia.

Marketing para Fotógrafos - Tipos de Conteúdo

 

Ideias para a produção de conteúdo

O “contexto” que eu citei acima é definido pelo “propósito” no qual seus futuros clientes estão buscando. Se você é um fotógrafo de casamento, o “contexto” deveria ser casamento. Se você é um fotografo comercial, seu “contexto” pode ser uma campanha de publicidade, está entendendo?

Depois que seu contexto for definido, você pode facilmente começar a educar o seu público. Eu vou deixar um exemplo de quatro tipos de conteúdo para você produzir e como base vou tomar um fotógrafo de casamento.

 

Conteúdos que estão dentro de um contexto profissional para fotógrafos de casamentos:

  • O que procurar na hora de contratar um fotógrafo para seu casamento.
  • Estilos de fotografia para casamentos.
  • Como posar melhor para as fotos do seu casamento.
  • Ideias para Book de casamento.

 

Conteúdos que estão em um contexto mas não são relacionados a fotografia:

  • O que procurar na hora de contratar um florista.
  • Dicas para fazer o dia do seu casamento melhor.
  • Como planejar uma boa lua de mel.

 

Conteúdos que NÃO estão no contexto e são sobre fotografia profissional:

  • Como editar imagens de um jeito profissional.
  • Como limpar as lentes da câmera.
  • Vídeos do tipo Behind-the-scenes.

 

Conteúdos que NÃO estão no contexto e NÃO são sobre fotografia profissional:

  • Como tirar fotos melhores a luz do dia.
  • Melhores câmeras para iniciantes.
  • Como tirar fotos melhores de família.
  • Como aproveitar melhor a câmera do seu iphone.
  • Como usar o Flash corretamente.

 

Frequência de postagens para os diferentes tipos de conteúdo

Agora que você entendeu quais são os 4 tipos de conteúdo, vamos ver com qual frequência devemos utilizar cada um deles. O ideal é que tenha um certo balanço entre eles para manter o seu conteúdo interessante, engajador e educacional SEM ser muito “auto-promocional”. Pela minha experiência o número ideal que encontrei foi:

20% do seu conteúdo dentro do contexto e ser sobre fotografia.
35% do seu conteúdo dentro do contexto e NÃO ser sobre fotografia.
5% do seu conteúdo fora do contexto, mas sobre fotografia.
40% do seu conteúdo fora do contexto e SEM ser sobre fotografia.

Marketing para Fotógrafos - Quantidade de tipos de conteúdo
Se você ficou um pouco confuso com toda essas informações eu vou resumir para você, o seu público não está interessado em fotografia, ele só quer um casamento com fotos incríveis, para isso eles não precisam saber qual modelo de câmera você usa, que tipo de lente e qual a técnica que você vai aplicar.

Ele só está preocupado com uma única coisa: FOTOS INCRÍVEIS!

E o motivo de termos conteúdos que não fale diretamente de fotografia para casamentos é que assim conseguimos atrair pessoas que estejam interessadas em casamentos.

 

Implementação de toda essa estratégia

A aplicação e implementação da sua estrategia de marketing de conteúdo é tão importante quanto o conteúdo em si. Existem basicamente três lugares para você implantar isto:

Mídias sociais;

Blog;

E-mail.

Eu coloquei e-mail ali por ultimo porque geralmente o fechamento vem através do e-mail, tem toda aquela questão de envio de orçamento detalhes do projeto e etc…

Muita das vezes o negócio não é fechado na primeira conversa e você acaba ficando com uma base de e-mails sem utilizar, ou ficava agora que você já conhece estrategias de marketing de conteúdo pode começar a aplicar nessa sua base de e-mails “parada”.

O blog tem um papel fundamental, no blog você cria volume, e através dele você consegue ser encontrado.

Quando as pessoas buscam algo no Google relacionado a fotografia e casamento, ela consegue te encontrar? Se eu procurar por “fotógrafo Newborn + nome da sua cidade” eu te encontro nas primeiras posições? Você sabia que existem pessoas que CONSTANTEMENTE procuram sobre esses assuntos aí bem perto de você?

 

Considerações finais

O fato é que o marketing de conteúdo é apenas a ponta do iceberg, só uma pequena amostra do que o marketing digital pode trazer de resultados não só para fotógrafos mas para qualquer tipo de negócio, isso porque os tempos mudaram e a internet revolucionou a forma de fazer negócios, muitas empresas e profissionais ainda não se atentaram a isso.

Se você gostou desse artigo e quer aprender mais sobre marketing digital e estrategias para conseguir mais visitantes e mais vendas para o seu negócio, eu te convido a conhecer e se inscrever no meu canal no Youtube, lá eu estou sempre compartilhando dicas de marketing digital e tudo relacionado a vendas na internet.

Douglas Turatti
Douglas Turatti
Fundador da Agência de Publicidade Digital Conceitue. Há 10 anos empreendo na área de vendas online e hoje ajudo empresas a crescer e obter melhores resultados com as estratégias apropriadas de Marketing Digital.

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