SEO PARA INICIANTES – GUIA COMPLETO
20 de fevereiro de 2018

Que o Facebook é uma ótima ferramenta de divulgação de produtos e serviços todo mundo já sabe, atualmente a maior rede social do mundo.

Somente no Brasil são 102 milhões de contas ativas e é claro que eu não poderia deixar de te falar como vender imóveis no Facebook.

Antes de iniciarmos esse guia eu gostaria de te falar o que você NÃO deve fazer para conseguir vender imóveis no Facebook.

  • Divulgar de hora em hora seus imóveis no seu perfil;
  • Divulgar de hora em hora seus imóveis em grupos do Facebook;
  • Ficar mandando mensagem para pessoas desconhecidas oferecendo imóveis.

Esses são os erros mais comuns de quem começar a vender imóveis no Facebook ou até mesmo para quem já vende aumentar as vendas.

A primeira coisa que você vai precisar para iniciar ou aumentar as suas vendas de imóveis no Facebook é: UMA PÁGINA.

Sim, uma página e não um perfil.

 

Diferença de página x perfil

 

Como vender imóveis no Facebook - Diferença entre perfil e página

Para início de conversa é contra as políticas do Facebook utilizar um perfil pessoal para promoção comercial, ou seja o Facebook pode bloquear a sua conta por utilização incorreta da ferramenta (E isso acontece com mais frequência do que você imagina).

O ponto é que o Facebook tem um algoritmo que determina quem vê e quem não vê as suas publicações, cerca de 3% das pessoas que você tem como amigo no Facebook podem visualizar suas atualizações no feed de notícias, isso significa que se você tem 1.200 amigos e faz uma postagem cerca de 30-40 pessoas conseguem visualizar a sua postagem e o Facebook ainda prioriza as pessoas que tiveram mais envolvimento com você nos últimos dias, pessoas que curtiram, comentaram ou compartilharam as suas publicações.

Com uma página além de você poder utilizar o recurso de anúncios do Facebook que é uma excelente forma de conseguir novos clientes você tem algumas informações que são de extrema importância para você conseguir vender imóveis no Facebook, por exemplo: Quantas pessoas visualizaram as suas postagens, o perfil das pessoas que interagiram com as suas publicações (idade, sexo, localização, etc..) e mais uma série de ferramentas fundamentais para um bom trabalho de marketing no Facebook.

Bom, agora que você já sabe a diferença de página x perfil vamos começar a aprender a utilizar a sua página para vender imóveis no Facebook.

 

O que postar?

99% das páginas que eu pesquisei antes de escrever este artigo faziam basicamente a mesma coisa e o pior de maneira ERRADA.

99% das páginas postavam com bastante frequência oportunidade de imóveis e isso definitivamente não é o melhor caminho.

A sua página do Facebook tem que servir para você divulgar o seu nome, criar autoridade e gerar relacionamento que é um dos pontos chaves para o sucesso em uma negociação de imóveis, anote essa palavra RELACIONAMENTO vamos falar bastante sobre ela no decorrer no artigo.

O tipo da sua postagem vai depender muito do seu nicho de atuação, nicho nada mais é do que segmentos dentro do mercado, Ex.: imoveis financiados, imóveis de luxo, imóveis de praia, imóveis para investidores, imóveis na planta.

Cada nicho desses que eu citei acima reage de uma forma diferente, são atingidos por linguagens diferentes, você não se comunica com um investidor da mesma forma que se comunica com um cliente que está tentando realizar o sonho da casa própria.

O que motiva o investidor a comprar é o lucro que ele vai ter na revenda enquanto o cliente que quer a casa própria está preocupado com a criminalidade na região do imóvel, se está perto do trabalho dele, se fica fácil para levar as crianças para a escola.

Da mesma forma que você muda a sua linguagem quando faz uma abordagem pessoal, você também tem que mudar quando utiliza não só o Facebook, mas qualquer mídia social para vender imóveis.

Afinal, por trás das máquinas existem pessoas ?

 

O que é autoridade e como construir

Se você já vendeu algum imóvel por indicação vai entender muito claramente o que eu vou te dizer aqui, a autoridade é fator fundamental para você consiga vender imóveis no Facebook.

Quando as pessoas te reconhecem como autoridade em algum assunto, as chances de sucesso em uma negociação aumentam drasticamente e o melhor de tudo é que é possível aumentar a sua autoridade e consequentemente as chances de conseguir sucesso na negociação.

Você se torna uma autoridade quando vira “O cara dos imóveis” talvez você já seja o cara dos imóveis na sua região ou na sua cidade, mas e na internet? Alguém te conhece pela sua habilidade de negociar imóveis?

Você acredita que existem jogadores de futebol melhores que o Neymar ao redor do mundo que não são conhecidos? Modelos mais talentosas que Gisele Bündchen? Eu acredito que sim e o motivo de não serem falado e reconhecidos é claro, Neymar, Gisele Bündchen e tantos outros famosos construíram autoridade no seu mercado.

 

Como virar o Neymar dos imóveis

 

Torne-se o Neymar dos imóveis no Facebook

Primeiro passo

Fazer com que as pessoas saibam que você sabe o que está fazendo, como uma autoridade você precisa evidentemente transmitir essa autoridade. Uma das formas fáceis de fazer isso no mercado de imóveis é com certificações.

Tirando o CRECI que é fundamental, existem várias outras certificações reconhecidas nacionalmente e que são ótimas para que as pessoas consigam enxergar que você realmente entende do assunto, esse é o tipo de postagem que precisa ter na sua página, não só venda, venda e venda.

Procure na sua região por Workshops, eventos presenciais, palestras sobre o seu mercado e claro: Documente tudo em fotos e vídeos.

Quem você acha que tem mais credibilidade no mercado: Um cara que vive postando fotos e vídeos de vários eventos onde só os melhores corretores do Brasil vão ou o Zé da esquina que vive uma vida tranquila na imobiliária do seu Luiz?

 

Segundo passo

Tenha depoimentos, nada melhor do que pessoas que não estão ganhando nada elogiando o seu trabalho.

Depoimentos são ferramentas essenciais para a construção de autoridade em um mercado, o ideal é que os depoimentos sejam de clientes (óbvio), mas conseguir depoimentos de profissionais renomado no mercado sobre você também são excelentes formas de aumentar a sua autoridade.

 

Terceiro passo

Crie conteúdo e divulgue na sua página do Facebook, crie conteúdo de qualidade para que as pessoas consigam enxergar que você é realmente uma autoridade e entende do que está falando.

Você pode produzir conteúdos em texto e vídeo, muitas das pessoas estão começando a construir autoridade através da produção de conteúdo geralmente cometem o mesmo erro, produzem conteúdo muito técnico que não atrai o seu público-alvo, vou te poupar alguns meses, quiçá anos de erros de produção de conteúdo te dizendo quais são os tipos de conteúdo que você deve e que você não deve produzir.

 

O que NÃO deve produzir

  • Conteúdos técnicos do tipo: detalhamentos técnicos de procedimentos de legalização de imóveis junto a prefeitura;
  • Detalhes de como conseguir o CRECI, Conteúdo técnico da prova do CRECI;
  • Como lidar com objeções na negociação.

 

O que deve produzir

  • Diferença entre lote e terreno;
  • Qual a diferença entre APARTAMENTO e CASA (em termos de valorização);
  • Vantagens e desvantagens em adquirir um imóvel na planta;
  • Como usar o FGTS na aquisição de um imóvel.

Esses são alguns tipos de conteúdo que você pode e deve produzir para a sua página do Facebook.

Pronto, você viu o que é uma autoridade e como se tornar uma agora vamos para outra parte interessantíssima do nosso artigo que é o relacionamento.

 

Construindo relacionamento

Construindo relacionamentos para vender imóveis no Facebook

Imagine agora se o Neymar não gerasse a simpatia que gera, fosse um sociopata, teria o mesmo sucesso que tem? As chances são que não, ele gera relacionamento com o público e é exatamente isto que você vai precisar fazer para conseguir vender imóveis no Facebook.

A construção de relacionamento é diretamente ligada ao tipo de conteúdo que você posta, quanto mais conteúdo educativo, quanto mais conteúdo que resolva o problema das pessoas, mais relacionamento você constrói. Quando você dá algo para alguém sem pedir nada em troca naturalmente essa pessoa é grata a você, nós vivemos na era da informação, uma simples informação vale ouro. E qual é o motivo de não utilizar esse recurso para fortalecer as suas vendas?

 

Tipo de linguagem nas postagens

A relação entre cliente e vendedor nunca foi tão humanizada da forma que é hoje, as próprias empresas estão utilizando cada vez mais desse recurso de humanização no atendimento isso porque o número de “eupresas” empresas de uma pessoa só tem crescido bastante e é claro que o mercado imobiliário não ficaria de fora destas mudanças.

Quando você fala por uma imobiliária tente não ser tão “imobiliária” procure utilizar uma linguagem mais suave, informal e direta.

Você pode tomar como exemplo o meu blog, aqui eu utilizo bastante uma linguagem humanizada, eu escrevo basicamente da forma que falo e isso gera muita conexão com que lê os meus artigos, o nome disso é relacionamento.

 

Considerações finais

Essas foram algumas das dicas que tinha para poder passar para você, corretor que quer vender imóveis no Facebook.

É claro que isso é apenas a ponta do iceberg e existe muito mais coisa para ser explorado desse mercado, mas acredito que aplicando apenas essas dicas que coloquei no artigo acima você terá melhores resultados.

Se você gostou desse artigo e quer aprender mais sobre marketing digital e estrategias para conseguir mais visitantes e mais vendas para o seu negócio, eu te convido a conhecer e se inscrever no meu canal no Youtube, lá eu estou sempre compartilhando dicas de marketing digital e tudo relacionado a vendas na internet.

Douglas Turatti
Douglas Turatti
Fundador da Agência de Publicidade Digital Conceitue. Há 10 anos empreendo na área de vendas online e hoje ajudo empresas a crescer e obter melhores resultados com as estratégias apropriadas de Marketing Digital.

2 Comentários

  1. Marcos Vinicius Nunes Paixao disse:

    Bem diferente do que eu imaginava, acabei de reativar o meu creci e já vinha com o pensamento de iniciar justamente pelo Facebook, só que o meu pensamento era de anunciar meus imóveis junto com o meu perfil pessoal, devido aos amigos que possuo. Após ler as dicas, vi que teria sérios problemas com isso.

    Agradeço os ensinamentos e acompanhando.

    Abraço!

    • Que bom Marcos, fico feliz em poder te ajudar. Se dedique e os resultados virão, faça vídeos sempre que possível, eles tendem a envolver mais o usuário.

      Um grande abraço e muito sucesso para você agora que está voltando ao mercado imobiliário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *